Julgamento ao vivo FGTS
STF retoma nesta quinta (27) julgamento para mudar forma de correção do FGTS.
Se você é um trabalhador com carteira assinada, fique atento ao julgamento que ocorrerá no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa decisão pode trazer ganhos significativos para você e um possível impacto negativo para o governo federal.
Os ministros do STF irão determinar se os valores nas contas do FGTS deveriam ter sido corrigidos sempre pela inflação, não pela Taxa Referencial (TR) – como tem sido feito desde a década de 90. A ação foi proposta pelo partido Solidariedade em 2014 e, desde então, o Instituto Fundo de Garantia (IFGT) calcula que as perdas dos trabalhadores com a correção pela TR no lugar do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) chegam a R$ 720 bilhões, apenas no período entre 1999 e março de 2023.
Por isso, é fundamental que você fique atento a essa decisão e saiba que, caso a correção pela inflação seja determinada, o seu saldo no FGTS poderá ser corrigido de forma justa. O IFGT criou uma calculadora para que você possa saber qual seria a diferença no saldo do seu fundo de garantia em caso de correção pela inflação.
No entanto, é importante lembrar que essa decisão também interessa ao governo federal. O Bradesco BBI aponta que, “no pior cenário”, “se o Supremo Tribunal Federal decidir adicionar índices de inflação integralmente à remuneração do FGTS, muito provavelmente destruirá o fundo de garantia” e “muito provavelmente levaria à extinção do programa Minha Casa, Minha Vida”. É preciso buscar um equilíbrio entre os interesses dos trabalhadores e do governo para que haja justiça social e econômica.
Não deixe de acompanhar esse julgamento e esteja por dentro dos seus direitos. A decisão do STF pode impactar positivamente a sua vida financeira.
Julgamento ao vivo FGTS